Surgido há alguns anos como uma novidade no mercado de compra e venda de peças de arte, os NFTs (non-fungible tokens) são supostas obras únicas onde o comprador detém os direitos vitalícios sobre elas e que poderiam, em tese, serem colecionadas ou revendidas no futuro.
Esta prática, no entanto, é alvo de diversas críticas: sua inutilidade, seus danos ambientais e seu potencial uso como esquema de pirâmide uma vez que a maioria dos seus compradores não recuperará o que investiu e terá um grande prejuízo financeiro.
Os NFTs do Neopets (batizados de "Neopets Metaverse"), anunciados cerca de duas semanas atrás, nada mais são do que imagens de pets aleatórios com roupas aplicáveis também aleatórias, gerados de maneira automática e sem quaisquer relações com os pets de verdade dentro do jogo. Em parceria com uma empresa terceirizada que trabalha com esta técnica.
A comunidade neopiana logo percebeu o quão suspeita é esta parceria e se uniu contra ela através dos neofóruns, grupos e redes sociais. No entanto, o único resultado alcançado pelo movimento até agora foi uma carta mal explicada da TNT que em nada respeitou a demanda popular pelo fim da parceria.
Vale lembrar que nós do Royalneo anteriormente já lutamos contra o fim do nosso idioma no site em 2014 (o segundo mais popular de acordo com a própria TNT), contra o infame burrito xenofóbico lançado em 2017 e contra a desvalorização dos cartões de NC vendidos na América Latina em 2020 (quando os jogadores latinos foram punidos pelo mal-uso por parte dos jogadores anglófonos).
Desta forma, respeitando a nossa própria história continuaremos a emitir notas de repúdio contra a TNT sempre e quando julgarmos necessário, o que é exatamente o caso agora neste esquema de NFTs.
Nossa equipe absolutamente desrecomenda a compra de Neopets NFTs, mesmo que a TNT os anuncie e os promova, pelos seguintes motivos abaixo:
Um. O Neopets já se envolveu com NFTs em 2018 (na chamada Neopets Cryptoquest). Naquela ocasião os jogadores tiveram prejuízo financeiro e a parceria desapareceu da internet sem maiores explicações.
Dois. Os únicos neopianos que se interessaram por esta prática e a defenderam nos neofóruns são trolls, contas de baixo escudo de idade ou neopianos que já praticavam este tipo de transação anteriormente. E eles são minoria frente ao grande descontentamento da comunidade de jogadores.
Três. O projeto paralelo prejudica a reputação midiática do Neopets e pode até mesmo por em risco o futuro do site principal.
Quatro. A equipe por trás dos Neopets NFTs é incompetente e desconhece por completo os princípios do site. Seus erros grosseiros incluem associação da marca a personagens de conteúdo adulto com palavras de baixo calão e moderadores homofóbicos se recusando a banir outros homofóbicos no servidor Discord oficial do projeto.
Cinco. A própria TNT a princípio desconhecia a parceria e a desrecomendou, chamando-a de esquema ilegal. Ou seja, a JumpStart assinou o contrato da parceria sem o conhecimento ou consulta da própria equipe do site, bem como da comunidade de jogadores.
Seis. O Neopets como parte da JumpStart, que por sua vez é parte da chinesa NetDragon, deveria respeitar a soberania do governo chinês que proibiu todas as práticas baseadas em crypto-transações, sendo os NFTs uma delas.
Sete. Especula-se que a própria TNT e JumpStart não queiram mais o acordo, porém estão presos ao contrato já assinado e portanto não podem desrecomendá-lo publicamente como estamos fazendo agora.
Esperamos que tudo tenha ficado entendível e que, caso você queira comprá-los, esteja ciente dos riscos. Melhor ainda, gostaríamos que você não os comprasse para que o projeto seja encerrado tão breve quanto possível.
Imagem meramente ilustrativa.